domingo, 22 de agosto de 2010

Revista Crefito-SP publica reportagem sobre a Fisioterapia em Saúde da Mulher durante Gestação e Pós-parto



A reportagem descerve o trabalho da Fisioterapia durante a gestação até o pós-parto.

"Fisioterapia em Saúde da Mulher é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) - Resolução nº372, de 6 de novembro de 2009. Essa área desencolve trabalhos preventivos e de reabilitação em ginecologia, gestação, pós-parto, disfunções sexuais, entre outros."

Durante a gestação acorre mudanças fisiológicas drásticas no corpo da mulher. E uma das principais queixas é a dor lombar. Por isso é preciso se exercitar e adotar uma postura correta durante as atividades. Para isso o fisioterapeuta trabalha prevenindo e amenizando os desconfortos gerados por essas mudanças e prevenindo complicações, como incontinência urinária.
No trabalho de parto, é importante que a parturiente tenha consciência de seu corpo e seu papel nesse momento. O fisioterapeuta dá suporte à mulher, ameniza o quadro álgico e ajuda no posicionamento e mobilidade da pelve necessária para facilitar o descida do bebê.

"A Portaria Anvisa nº1.067, de 4 de julho de 2005, afirma que a parturiente tem o direito de receber métodos não invasivos e não farmacológicos para o alívio da dor."

No pós-parto é um período difícil para a mulher, pois também ocorre mudanças em seu corpo, que esta se recuperando. O fisioterapeuta ajuda na recuperação do músculo abdominal e períneo, na circulação, dores e cicatrização (no caso de cesária), além de orientar quanto }às posturas corretas durante a amamentação, banho e troca de fraldas.

A incontinência urinária é uma das principais queixas da mulher no pós-parto. Para prevenir esse sintoma, é importante que a mulher fortaleça o músculo do períneo antes ou durante a gestação. Com isso o músculo vai estar preparado para receber a gestação e mais forte para se recuperar do parto.

O epi-no é um aparelho que ajuda a verificar e trabalhar a força muscular do períneo. Pode ser usado durante a gestação e pós-parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário