quinta-feira, 8 de abril de 2010

Qual o trabalho da Fisioterapia em Saúde da Mulher?



O atendimento em Saúde da Mulher exige do profissional um olhar global, com ênfase na prevenção de doenças e na promoção da saúde integral da mulher.
A atuação da Fisioterapia na saúde da mulher permite intervir sobre vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante as fases de vida da mulher, desde a adolescência até a fase adulta, passando pelo período gestacional, menopausa e terceira idade.


A fisioterapia na saúde da mulher desenvolve trabalhos preventivos e reabilitadores nas seguintes áreas:


Câncer de Mama e Ginecológico: Após a cirurgia ocorreram alterações em níveis anatômico, fisiológico e funcional. Por isso a reabilitação física, através da fisioterapia, intervém desde a mais precoce recuperação funcional até a prevenção e tratamento de seqüelas como dor, restrição de movimentos, diminuição de força muscular, aderência da cicatriz e linfedema.


Menopausa e envelhecimento: Nessa fase a fisioterapia tem objetivo de prevenir e tratar dores e doenças (como por exemplo, a incontinência urinária, fibromialgia, artrose, osteoporose), melhorando qualidade de vida e auto-estima.




Gestação e pós-parto: A fisioterapia atua nas alterações que envolvem os músculos, articulações e ligamentos, melhorando a postura, diminuindo queixas de dores (principalmente lombares) e promovendo maior consciência corporal durante as atividades diárias e profissionais. Com os exercícios durante a gravidez, a mulher mantém as condições físicas, melhora a força muscular e trabalha respiração, facilitando o parto e uma melhor recuperação do seu organismo no pós-parto.





Uroginecologia: Em problemas urinários e ginecológicos a fisioterapia atua no músculo do assoalho pélvico (períneo) que sustenta os órgãos internos da mulher. Os exercícios oferecem estímulo muscular e neural para melhorar a força e prevenir complicações ginecológicas.







Estética: Atua através de tratamentos para problemas dermatológicos,circulatórios, gordura localizada, celulite, estrias, com recursos manuais e eletroterapia. Assim a mulher recupera sua qualidade de vida e auto-estima.



Procure um profissional especializado e faça uma avaliação de suas necessidades.

2 comentários:

  1. Van,
    PARABÉNS pelo Blog, está LINDOOOOO !!
    ja estou seguindo!!!!
    Eu faço um mais pessoal do que profissional....
    Beijos,
    MA Falcon

    ResponderExcluir
  2. Oi Má, q bom e vc gostou! Obrigada! Está novo, mas aos poucos vou publicando mais matérias. Me manda o seu. Bjos. Saudades

    ResponderExcluir